Da leitura do Livro Os jovens e a leitura
A leitura desse livro, a mais rápida deste ano, (fi-la em três dias, não porque não seja boa leitora, mas porque ando muito atarefada escrevendo projetos), foi bastante impactante, porque me ajudou a ressignificar meu papel na sala de leitura em que trabalho. A busca pela identidade desse fazer e desse espaço, qual a importância dele nas vidas dos que o frequentam, o questionamento das metodologias empregadas, essas algumas das questões que foram brotando enquanto lia as conferências nele constantes.
O tom de relato, os depoimentos dos jovens, a descrição das bibliotecas e mediatecas na França ( que tive o prazer de visitar quando ainda graduanda em Letras) me foram como um despertar de consciência, perceber como as sl e as escolas em que estão inseridas passam ao largo do papel da leitura e do livro na vida das crianças e jovens, principalmente daqueles espaços educativos das periferias. Fiquei tão impactada que já efetuei algumas mudanças em minhas práticas, também mudei meu olhar para com os meninos de sétima série que se recusam a ler ( um dos capítulos é justamente sobre o medo de ler, muito esclarecedor). Estou empenhada em achar caminhos, apesar da clareza que tenho que o formato do atendimento - em massa, cada professor recebe 24 salas por semana e inevitavelmente acaba dando aulas de leitura e não propriamente formando leitores, seja pelo grande número de crianças, jovens e séries que atende- eu por exemplo tenho primeiras, segundas, terceiras, quartas e sétimas - além da manutenção do espaço, tombamento de livros etc.,seja pelas concepções de ensino de leitura e de trabalho com literatura, que ainda impregnam nosso imaginário, são obstáculos relevantes.
Livro imperdível para quem ama livros, bibliotecas,jovens e trabalha com eles.
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