Estava sentada na sala dos professores, era o intervalo e descansávamos os nossos 15 minutos. Foi quando ouvi de três professores, dois jovens recém-chegados e outra já há anos na sala de aula, que dar aula muito tempo para a quinta série emburrece, que é por isso que se deve dar aulas também no Ensino Médio.
Fiquei surpresa, triste e preocupada. Estava claro para mim que para eles só o que nos cabe saber é o conteúdo a ser ensinado. Só que esta era a ideia que permeava a escola que tinha a si mesma como centro. As pesquisas do ramo da psicologia, da linguística, das neurociências, entre outras, têm nos mostrado que há todo um grupo de conhecimentos dos quais devemos nos apropriar para melhor ensinar. Não se trata somente do conteúdo, embora o conhecimento dele seja necessário, mas de saber como a criança, como o adolescente e o adulto aprendem, quais elementos estão implicados no processo de apreensão do conhecimento por eles. Que não se trata de passar conteúdos, que nunca apreendemos o objeto na sua inteireza, mas a partir do que sabemos e somos.
Pensei logo no capítulo três do livro O construtivismo na sala de aula, que trata dos saberes prévios, da base, dos esquemas de conhecimento...). Pensei também na importância de se ter um coordenador que conheça estas teorias, para que possa ir compartilhando desses saberes com sua equipe.
Fiquei surpresa, triste e preocupada. Estava claro para mim que para eles só o que nos cabe saber é o conteúdo a ser ensinado. Só que esta era a ideia que permeava a escola que tinha a si mesma como centro. As pesquisas do ramo da psicologia, da linguística, das neurociências, entre outras, têm nos mostrado que há todo um grupo de conhecimentos dos quais devemos nos apropriar para melhor ensinar. Não se trata somente do conteúdo, embora o conhecimento dele seja necessário, mas de saber como a criança, como o adolescente e o adulto aprendem, quais elementos estão implicados no processo de apreensão do conhecimento por eles. Que não se trata de passar conteúdos, que nunca apreendemos o objeto na sua inteireza, mas a partir do que sabemos e somos.
Pensei logo no capítulo três do livro O construtivismo na sala de aula, que trata dos saberes prévios, da base, dos esquemas de conhecimento...). Pensei também na importância de se ter um coordenador que conheça estas teorias, para que possa ir compartilhando desses saberes com sua equipe.
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